bc0406 – Princípios da Análise Combinatória

Em probabilidade muitas vezes é importante contar de quantas maneiras diferentes um determinado evento pode ocorrer, por exemplo, num lançamento de dado um número par pode ocorrer de 3 modos, com o 2, o 4 e o 6. A seguir, descrevemos brevemente dois princípios básicos de contagem.

(1) Princípio Aditivo Suponha que nós queremos comprar um computador de um dos dois fabricantes mais comuns de processadores: Intel e AMD. Suponha também que nosso orçamento nos faz ter 12 opções de modelos Intel e 18 opções de modelos AMD. Então, existem no total {12 + 18 = 30} opções diferentes de modelos de computador que podemos comprar.

Princípio Aditivo: Suponha que o evento {E} pode ocorrer {n} maneiras (ou que há {n} desfechos possíveis para o evento {E}) e o evento distinto {F} de {m} maneiras (ou que há {m} desfechos possíveis para o evento {F}). Então, o número de maneiras de ocorrer o evento “{E} ou {F}, (ou, o número de possíveis desfechos para a ocorrência de um do eventos) é {n+m}.

Em termos de conjuntos, o princípio aditivo é formulado da seguinte maneira

se {T_1} e {T_2} são conjuntos finitos disjuntos então {|T_1\cup T_2|= |T_1|+|T_2|}.

De modo geral, se {T_1}, {T_2}, …, {T_k} são conjuntos finitos disjuntos dois-a-dois então

\displaystyle  \left| \bigcup_{i=1}^k T_i \right| = \sum_{i=1}^k \big| T_i \big| .

Exercício 1 Quantos inteiros entre {1} e {16} são múltiplos de {3} ou de {7}?

Esboço da solução: {E=\{3,6,9,12,15\}} e {F=\{7,14\}}. {E\text{ ou }F=\{3,6,7,9,12,14,15\}}. \Box

Exercício 2 Prove que se {T_1} e {T_2} são conjuntos finitos (não necessariamente disjuntos) então

\displaystyle |T_1\cup T_2|= |T_1|+|T_2| -|T_1\cap T_2|.

Exercício 3 Quantos inteiros entre {1} e {16} são múltiplos de {3} ou de {5}?

Esboço da solução: {E=\{3,6,9,12,15\}} e {F=\{5,10,15\}}. {E\text{ ou }F=\{3,6,7,9,12,14,15\}}. \Box

Exercício 4 Uma carta é escolhida de um maço de cartas de um baralho tradicional. De quantas maneiras podem ocorrer cada um dos eventos

  1. escolher um rei ou uma rainha;
  2. escolher uma carta de copa, ou de ouro, ou de pau;
  3. escolher um número par ou uma espada;
  4. escolher um rei ou uma carta preta.

(2) Princípio Multiplicativo Digamos que as únicas roupas limpas que você tem são duas camisetas e quatro calças. Quantos pares diferentes de camiseta e calça você pode escolher? São duas camisetas e pra cada escolha de camiseta é possível escolher uma de quatro calças, portanto, são {2 \times 4 = 8} pares possíveis.

Princípio Multiplicativo: Se um evento é composto de duas etapas (ou eventos), a etapa {1} pode ser realizada de {n} maneiras distintas (ou que há {n} desfechos possíveis para o evento {1}) e a etapa {2} de {m} maneiras (ou que há {m} desfechos possíveis para o evento {2}), então o número de maneiras distintas de realizar o evento composto pelas duas etapas em sequência (ou, o número de possíveis desfechos para o evento 1 seguido do evento 2) é {n \cdot m}.

Em termos de conjuntos, se {E_1} e {E_2} são conjuntos que representam os resultados das etapas, então o evento composto é representado por {E_1\times E_2}

se {E_1} e {E_2} são conjuntos finitos então {|E_1 \times E_2|= |E_1|\cdot |E_2|}.

De um modo geral, se {E_1}, …, {E_r} representam {r} etapas de evento composto, então o números de modos distintos de realizar o evento é

\displaystyle  \left| \prod_{i=1}^r E_i \right| = |E_1|\cdot|E_2|\cdots|E_r|.

Exercício 5 Quantos números distintos de celulares com DDD 11 podem haver, quando cada celular é identificado com um número de 8 dígitos?

Esboço da solução: {E_i=\{0,1,2,3,4,5,6,7,8,9\}} para {i=1,2,\dots,8}.

{\left|\prod_{i=1}^8 E_i \right| = 10 \cdot 10 \cdots 10 = 10^8}. \Box

Exercício 6 Uma placa de carro é uma sequência de 3 letras seguidas por 4 dígitos. Qual é a quantidade de placas distintas que podemos obter?

Esboço da solução: {E_i=\{A,B,\dots,Z\}} para {i=1,2,3}.

{E_i=\{0,1,2,3,4,5,6,7,8,9\}} para {i=4,5,6,7}.

{\left|\prod_{i=1}^8 E_i \right| = 23 \cdot 23 \cdot 23 \cdot 10 \cdot 10 \cdot 10 \cdot 10 = 23^3 10^4=121.670.000}. \Box

Exercício 7 Use o princípio multiplicativo para mostrar que um conjunto de cardinalidade {n} tem {2^n} subconjuntos distintos.

Solução: Seja {A} um conjunto de cardinalidade {n}. Se {n=0} então {A=\emptyset} é o único subconjunto dele mesmo e {2^0=1}. Se {n>1} então existe uma bijeção {f\colon \{1,2,\dots,n\}\rightarrow A}.

Observemos que {A=\{f(1),f(2),f(3),\dots,f(n)\}}.

Seja {B\subset A} um subconjunto qualquer e consideremos o evento {E_i} dado pela “pertinência de {f(i)} em {B}”, para cada {i\in \{1,2,\dots,n\}}, o qual tem 2 possíveis desfechos distintos, {f(i) \in B} ou {f(i) \not\in B}. Uma sequência de {n} desfechos define exatamente um subconjunto.

Portanto, {\left|\prod_{i=1}^n E_i \right| = 2^n} é o número total de desfechos, ou seja, de subconjuntos de {A}. \Box


Um modelo para problemas de contagem é considerar a distribuição de bolas em caixas. Consideramos os casos caixas distinguíveis ou não e bolas distinguíveis ou não. Por exemplo, há 8 modos de distribuir as bolas distinguíveis {a,b,c} em duas caixas, esquerda e direita

{abc | } { ab|c} { a | bc} { |abc}
{ac | b } { bc|a} { b | ac} { c|ab}

Se as caixas fossem indistinguíveis então {abc | } e { |abc} definem a mesma configuração, assim como {ac | b} e {b | ac}, como { ab|c} e { c|ab} e, finalmente, como {bc|a} e {a | bc}. Portanto, há 4 modos de distribuir as bolas distinguíveis {a,b,c} em duas caixas indistinguíveis. Se as bolas são indistinguíveis e as caixas não

{***} | {**}|{*} {*} | {**} |{***}

são 4 modos e se caixas e bolas são indistinguíveis são 2 modos (por quê?).

Exercício 8 De quantas maneiras distintas podemos distribuir 3 bolas distinguíveis, digamos que uma é azul, uma verde e a outra vermelha, em 4 caixas distinguíveis, digamos que numeradas de 1 a 4.

Esboço da solução: Para cada bola há 4 possíveis caixas, portanto temos um evento composto por uma sequência de 3 eventos em que cada um tem 4 possíveis resultados, portanto {4^3} maneiras distintas para distribuir as bolas nas caixas. \Box

Exercício 9 (Distribuição de bolas em caixas) De quantas maneiras distintas podemos distribuir {r} bolas distinguíveis em {n} caixas distinguíveis?

Esboço da solução: {n^r} (justifique). \Box

A seguir destacamos alguns casos particulares do Princípio Multiplicativo. Essencialmente, são dois tipos de listas: arranjos e combinações. Nos arranjos a ordem dos elementos importa e nas combinações a ordem não importa.

(2.1) Arranjo Quantas palavras de 3 letras distintas podem ser formadas com o alfabeto de 26 letras? .Pelo princípio multiplicativo são {26\cdot 25\cdot 24} palavras.

Um arranjo simples de {r} elementos tomados de um conjunto {A} de {n} elementos ({r\leq n}) é uma sequência {(a_1,a_2,\dots,a_r)} de elementos não repetidos de {A}.

O número de arranjos simples de {r} elementos tomados de um conjunto de {n} elementos ({r\leq n}) é

{ \displaystyle (n)_r \stackrel{\text{\tiny def}}{=} n(n-1)(n-2) \cdots (n-r+1) }

Quando é permitido repetição dizemos arranjo com repetição, que é um caso particular do Princípio Multiplicativo com todos os conjuntos iguais. Por arranjo nos referimos a arranjo simples.

Alguns textos usam a notação {A(n,r)} para {(n)_r}.

Exercício 10 Quantos inteiros entre {100} e {1.000} possuem todos os dígitos distintos?

Exercício 11 (Distribuição de bolas em caixas) De quantas maneiras distintas podemos distribuir {r} bolas distinguíveis em {n} caixas distinguíveis ({r\leq n}) de modo que cada caixa receba no máximo {1} bola?

Solução: Para cada uma das {r} bolas, escolhemos uma caixa dentre as disponíveis, a qual se torna indisponível a partir de então. Temos o evento composto pela sequência {E_1,E_2,\dots E_r} de eventos com {|E_i|= |E_{i-1}|-1} ({1<i \leq n}) e {E_1 =n}, portanto

\displaystyle  \left| \prod_{i=1}^r E_i \right|= (n)_r

maneiras distintas de distribuir {r} bolas distinguíveis em {n} caixas distinguíveis de modo que cada caixa receba no máximo {1} bola. \Box

O caso de arranjo simples com {r=n} é uma Permutação. Quantas palavras com letras distintas podem ser formadas com as letras {a}, {b} e {c}? Pelo princípio multiplicativo são {3\cdot 2\cdot 1=6} palavras.

Uma permutação de elementos de um conjuntos {A} é uma sequência de elementos de {A}. Em outras palavras, é um arranjo com {r=n}.

O número de permutações dos elementos de um conjunto de {n} elementos é

{ \displaystyle n! \stackrel{\text{\tiny def}}{=} n(n-1)(n-2) \cdots 1. }

Convenção:

{0!\,=\,1}.

Notemos que

\displaystyle (n)_r= \frac{n!}{(n-r)!}.

Por exemplo, o número de permutações possíveis com as letras {a}, {b}, {c}, {d} e {e} é {5!=120}. O número de permutações possíveis com as letras {a}, {b}, {c}, {d}, {e} e {f} é {6!=720}.

Exercício 12 Qual é o número de permutações distintas com as letras da palavra banana?

Esboço da solução: São {6!} permutações de 6 símbolos, mas as {3!} permutações das letras {a} são indistinguíveis, assim como as {2!} dos {n}‘s. Portanto

\displaystyle \frac {6!}{ 3! 2 !} = 60.

\Box

Exercício 13 Um sinal é composto por nove bandeiras alinhadas. Quantos sinais diferentes é possível formar quando há disponíveis 4 bandeiras brancas, três bandeiras vermelhas e duas bandeiras azuis? Bandeiras da mesma cor são idênticas.

Esboço da solução: {\frac {9!}{4!3!2!}=1260}.\Box

No caso de permutação com repetição de objetos se são {n} objetos no total, com {r} tipos de objetos distintos, {k_i} objetos do tipo {i} ({1\leq i\leq r}, {k_1+k_2+\cdots+k_r=n}) temos {n!} permutações donde descontamos as {k_i!} permutações de objetos do mesmo tipo, resultando

{ \displaystyle \binom {n}{k_1,~k_2,\dots,~k_r} \stackrel{\text{\tiny def}}{=} \frac{n!}{k_1! k_2! \cdots k_r!} }

chamado de coeficiente multinomial.

Exercício 14 (Distribuição de bolas em caixas) De quantas maneiras distintas podemos distribuir {n} bolas distinguíveis em {r} caixas distinguíveis de modo que a caixa 1 receba {k_1} bolas, a caixa 2 receba {k_2} bolas, e assim por diante até que a caixa {r} receba {k_r} bolas.

Solução: Para cada uma das {n!} permutações das bolas, colocamos as {k_1} primeiras da sequência na caixa 1, as {k_2} próximas na caixa 2 e assim por diante. As {k_1} primeiras podem ocorrer de {k_1!} maneiras distintas e aqui ordem não importa pois vão todas para a mesma caixa independentemente da ordem, as {k_2} próximas de {k_2!} maneiras distintas, e assim por diante. Cada maneira de distribuir as bolas nas caixas de acordo com a restrição enunciada pode ser obtida por uma permutação como acima, portanto o número de maneiras é {\binom {n}{k_1,~k_2,\dots,~k_r} }. \Box

(2.2) Combinações Tomemos um arranjo de {r} elementos escolhidos de um conjunto com {n} elementos. A quantidade de arranjos que têm os mesmos {r} elementos é {r!} pois a única diferença entre eles é a ordem com que se apresentam os {r} elementos. Quando essa ordem não importa o que temos são combinações.

Uma combinação de {r} elementos escolhidos de um conjunto {A} com {n} elementos é simplesmente um subconjunto com {r} elementos de {A}.

O número de combinações de {r} elementos tomados de um conjunto de {n} elementos é o coeficiente binomial

{\displaystyle \binom nr \stackrel{\text{\tiny def}}{=} \frac{(n)_r}{r!} = \frac{n!}{r!(n-r)!}. }

Exercício 15 Numa população com {n} elementos, {n_1} são azuis e {n_2=n-n_1} são verdes. De quantas maneiras podemos escolher {k} elementos com {r} deles azuis? {(0\leq r \leq \min\{n_1,k\})}

Esboço da solução:

Número de maneiras de escolher {k-r} verdes {\binom {n_2}{k-r}}.

Número de maneiras de escolher {r} azuis {\binom {n_1}{r}}.

Pelo Princípio Multiplicativo {\binom {n_2}{k-r}\binom {n_1}{r}}. \Box

Se {A} é um conjunto com {n} elementos então a quantidade de subconjuntos de {A} de cardinalidade {r} é {\binom nr}, como há {2^n} subconjuntos de {A} concluímos que

\displaystyle  \sum_{r=0}^n \binom nr = 2^n \ \ \ \ \ (2)

Esse fato é consequência, também, de um resultado mais geral conhecido como

Teorema Binomial: Para todo {n>0}, vale { \displaystyle (x+y)^n = \sum_{r=0}^n \binom nr x^r y^{n-r}. }

Fazendo {x=y=1} temos (2).

Vejamos como o produto de desenvolve para valores pequenos de {n}

bin

Assim, {(x+y)^n = }

\displaystyle   (x+y)(x+y)\cdots (x+y) \ \ \ \ \ (3)

{n} ocorrências de {(x+y)}; cada termo do produto é da forma {x^r y^{n-r}}, para {0\leq r \leq n}; para cada {r} nesse intervalo o coeficiente de {x^r y^{n-r}} é o número de maneiras de escolher o {x} dentre os {r} fatores de (3) e o {y} dentre os {n-r} fatores restantes de (3). O número de maneiras de escolher {r} objetos dentre {n} é {\binom nr}, portanto

\displaystyle   (x+y)^n = \sum_{r=0}^n \binom nr x^r y^{n-r}. \ \ \ \ \ (4)

Exercício 16 (Distribuição de bolas em caixas) De quantas maneiras distintas podemos distribuir {r} bolas idênticas em {n} caixas distinguíveis ({r\leq n}) de modo que cada caixa receba no máximo {1} bola?

Solução: Das {n} caixas podemos escolher {r} de {\binom nr} maneiras diferentes, como as bolas são indistinguíveis distribuímos arbitrariamente uma por caixa. \Box

Exercício 17 Quantos dominós há com os números de 0 a 7?

Esboço da solução: Os dominós com pares de números diferentes são {\binom 82 = 28}, mais os {8} pares repetidos resultam em {36} dominós. \Box

O caso acima pode ser generalizado como segue. Dentre {n} objetos, queremos selecionar {r} podendo haver repetição. Isso pode ser feito de

\displaystyle   \binom{n+r-1}r \ \ \ \ \ (5)

maneiras diferentes. No caso dos dominós

\displaystyle  \binom{8+2-1}2 = \binom 92 = \frac{9!}{7!2!}=36.

Uma maneira de provar (5) é modelar o problema como um problema de distribuição de bolas em caixas. Uma seleção de {r} objetos dentre {n} podendo haver repetição equivale a distribuir {r} bolas indistinguíveis em {n} caixas distinguíveis. Uma caixa vazio corresponde a um objeto não selecionado, uma caixa com {k} bolas corresponde a um mesmo objeto repetido {k} vezes. Se denotamos por {x_i} a quantidade de bolas na caixa {i}, então o número de maneiras de distribuir as bolas é a quantidade de soluções da equação

\displaystyle   x_1+x_2+x_3+\cdots+x_n=r \ \ \ \ \ (6)

\displaystyle  \text{sujeito a }x_i \in \{0,1,2,\dots\} \text{ para todo }i.

Por exemplo, para distribuir {5} bolas idênticas em {7} caixas podemos podemos representar bolas por {*} e caixas pelos separadores {|} de modo que

\displaystyle  *| ~ |~ | ** | *|* |

significa {x_1=1} (1 bola na 1ª caixa), {x_2=x_3=0} (2ª e 3ª caixas vazias) {x_4=2}, {x_5=x_6=1} e {x_7=0}. A quantidade de tais padrões distintos é

\displaystyle  \binom{7+5-1}5.

— Soluções inteiras de equações —

Vamos começar com um caso simples

\displaystyle   x_1+x_2+x_3=6 \ \ \ \ \ (7)

\displaystyle  \text{sujeito a }x_i \in \{1,2,\dots\} \text{ para todo }i.

Consideremos

\displaystyle  1+1+1+1+1+1 = 6

e uma solução de (7) corresponde a escolha de {2} operadores {+} dentre os {5} escritos na equação acima; por exemplo, se usamos {\oplus} par as escolhas

\displaystyle  \underbrace{1+1}_{x_1} \oplus \underbrace{1+1+1}_{x_2} \oplus \underbrace{1}_{x_3} = 5

corresponde a {x_1=2}, {x_2=3} e {x_3=1}, e

\displaystyle  \underbrace{1+1}_{x_1} \oplus \underbrace{1+1}_{x_2} \oplus \underbrace{1+1}_{x_3} = 5

corresponde a {x_1=2}, {x_2=2} e {x_3=2}.

No caso geral,

\displaystyle   x_1+x_2+x_3+\cdots+x_n=r \ \ \ \ \ (8)

\displaystyle  \text{sujeito a }x_i \in \{1,2,\dots\} \text{ para todo }i.

consideramos {1+1+1+\cdots+1=r } e dos {r-1} operadores {+} escolhemos {n-1}, ou seja, são

\displaystyle   \binom{r-1}{n-1} \ \ \ \ \ (9)

soluções inteiras positivas.

Exercício 18 Mostre que a equação (6) tem

\displaystyle  \binom{n+r-1}r.

soluções (observe que há uma diferença no domínio das soluções e que \binom{n+r-1}r = \binom{n+r-1}{n-1}. ).

— Fórmula de Stirling —

Duas sequências de números {a_n} e {b_n} são assintoticamente iguais, e escrecemos {a_n \sim b_n}, se

\displaystyle \lim_{n\rightarrow\infty} \frac{a_n}{b_n}=1.

Frequentemente, é muito útil quanto trabalhamos com fatoriais a seguinte igualdade assintótica conhecida como fórmula de Stirling

\displaystyle   n! \sim n^n \mathrm{e}^{-n}\sqrt{2\pi n}. \ \ \ \ \ (10)

— Exercícios —

  1. Prove que

    \displaystyle (x+y+z)^n = \sum_{\substack{k_1,~k_2,~k_3\in{\mathbb N}\\k_1+k_2+k_3=n}}\binom n{k_1,~k_2,~k_3} x^{k_1}y^{k_2}z^{k_3}.

  2. Prove que {\binom nr = \binom n{n-r}}.
  3. Prove por indução os casos gerais dos Princípios Aditivo e Multiplicativo.
  4. Quantos subconjuntos formados por {2} elementos do conjunto {\{1,2,\dots,200\}} satisfazem a propriedade:
    1. a diferença entre o menor elemento e o maior elemento é {5},
    2. a diferença entre o menor elemento e o maior elemento é menor que {5},
    3. a soma do menor elemento e o maior elemento é ímpar,
    4. o maior é o dobro do menor,
    5. o maior é divisível pelo menor.
  5. De quantas maneiras podemos
    1. distribuir {r} bolas distintas em {n} caixas distintas com qualquer número de bolas por caixa;
    2. distribuir {r} bolas distintas em {n} caixas distintas com no máximo uma bola por caixa;
    3. distribuir {r} bolas idênticas em {n} caixas distintas com no máximo uma bola por caixa;
    4. distribuir {r} bolas idênticas em {n} caixas distintas com qualquer número de bolas por caixa.
  6. Formule os seguintes problemas em termos de soluções inteiras de equações:
    1. O número de maneiras de distribuir {r} bolas idênticas em {n} caixas distintas com pelo menos {k} bolas na primeira caixa.
    2. O número de maneiras de distribuir {r} bolas idênticas em {n} caixas distintas com nenhuma caixa com mais de duas bolas.
    3. O número de subconjuntos de {\{A,B,C,D,E\}} com {3} elementos.
    4. O número de maneiras de distribuir {r} bolas idênticas em {n} caixas distintas tal que as duas primeiras caixas tenham juntas {p} bolas.
  7. Formule os seguintes problemas em termos de soluções inteiras de equações e distribuição de bolas em caixas:
    1. Seleção de seis sorvetes a partir de {31} sabores
    2. Seleção de cinco camisas de um grupo de cinco vermelhas, quatro azuis e duas amarelas.
    3. Seleção de {12} cervejas de {4} tipos com pelo menos duas de cada tipo.
    4. Seleção de {20} refrigerantes de {4} tipos com número par de cada tipo e não mais que oito do mesmo tipo.
  8. De quantas maneiras podemos dispor {8} peças brancas idênticas e {8} peças pretas idênticas num tabuleiro de xadrez ({8\times 8})? Quantas são simétricas (a disposição ficará a mesma quando rotacionamos o tabuleiro de 180 graus)?
  9. De quantas maneiras pode ocorrer que num grupo com 25 pessoas 2 ou mais pessoas façam aniversário no mesmo dia.
  10. Prove que o número de combinações de {n} elementos tomados {p}-a-{p} com repetição é igual ao número de soluções inteira não-negativas da equação linear {X_1+X_2+\cdots +X_n=p} exibindo uma bijeção ente os dois conjuntos.
  11. Determine o número de soluções da equação {X_1+X_2+X_3+X_4+X_5=28} nos casos
    1. {X_i\geq 0};
    2. {X_i>0}; e
    3. {X_i>i}.
  12. Uma caixa tem um número desconhecido de bolas idênticas, que denotamos por {n}, e queremos estimá-lo. Para tal, selecionamos aleatoriamente {n_1} bolas, cada uma recebe uma marca e é devolvida para a caixa.
    1. De quantas maneiras podemos extrair {r} bolas de modo que {k} estarão marcadas?
    2. Qual é o número de seleções de {r} bolas.
    3. Defina o índice de acerto por {\displaystyle p_k(n)=\frac{\mathrm{resultado\; do\; item\; (a)}}{\mathrm{{resultado\;do \;item\;(b)}}}.} Mostre que {p_k(n)} é
      1. crescente para os valores de {n} tais que {p_k(n)>p_k(n-1)},
      2. decrescente para os valores de {n} tais que {p_k(n)<p_k(n-1)}.

    Conclua que {\lfloor {n_1r}/{k} \rfloor} é ponto de máximo de {p_k(n)}.

  13. Atribuindo um valor apropriado a {x} na expansão binomial de {(1+x)^n} ou em alguma de suas derivadas, mostre as identidades
    1. {\displaystyle (x+y)^n= \sum_{k=0}^{n}\binom{n}{k}x^{n-k}b^k}.
    2. {\displaystyle \sum_{k=0}^{n}(-1)^kk\binom{n}{k}=0}.
    3. {\displaystyle \sum_{k=0}^{n}k(k-1)\binom{n}{k}=n(n-1)2^{n-2}}.

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