Em probabilidade muitas vezes é importante contar de quantas maneiras diferentes um determinado evento pode ocorrer, por exemplo, num lançamento de dado um número par pode ocorrer de 3 modos, com o 2, o 4 e o 6. A seguir, descrevemos brevemente dois princípios básicos de contagem.
(1) Princípio Aditivo Suponha que nós queremos comprar um computador de um dos dois fabricantes mais comuns de processadores: Intel e AMD. Suponha também que nosso orçamento nos faz ter 12 opções de modelos Intel e 18 opções de modelos AMD. Então, existem no total opções diferentes de modelos de computador que podemos comprar.
Em termos de conjuntos, o princípio aditivo é formulado da seguinte maneira
De modo geral, se , , …, são conjuntos finitos disjuntos dois-a-dois então
Exercício 1 Quantos inteiros entre e são múltiplos de ou de ?
Esboço da solução: e . .
Exercício 2 Prove que se e são conjuntos finitos (não necessariamente disjuntos) então
Exercício 3 Quantos inteiros entre e são múltiplos de ou de ?
Esboço da solução: e . .
Exercício 4 Uma carta é escolhida de um maço de cartas de um baralho tradicional. De quantas maneiras podem ocorrer cada um dos eventos
- escolher um rei ou uma rainha;
- escolher uma carta de copa, ou de ouro, ou de pau;
- escolher um número par ou uma espada;
- escolher um rei ou uma carta preta.
(2) Princípio Multiplicativo Digamos que as únicas roupas limpas que você tem são duas camisetas e quatro calças. Quantos pares diferentes de camiseta e calça você pode escolher? São duas camisetas e pra cada escolha de camiseta é possível escolher uma de quatro calças, portanto, são pares possíveis.
Em termos de conjuntos, se e são conjuntos que representam os resultados das etapas, então o evento composto é representado por
De um modo geral, se , …, representam etapas de evento composto, então o números de modos distintos de realizar o evento é
Exercício 5 Quantos números distintos de celulares com DDD 11 podem haver, quando cada celular é identificado com um número de 8 dígitos?
Esboço da solução: para .
.
Exercício 6 Uma placa de carro é uma sequência de 3 letras seguidas por 4 dígitos. Qual é a quantidade de placas distintas que podemos obter?
Esboço da solução: para .
para .
.
Exercício 7 Use o princípio multiplicativo para mostrar que um conjunto de cardinalidade tem subconjuntos distintos.
Solução: Seja um conjunto de cardinalidade . Se então é o único subconjunto dele mesmo e . Se então existe uma bijeção .
Observemos que .
Seja um subconjunto qualquer e consideremos o evento dado pela “pertinência de em ”, para cada , o qual tem 2 possíveis desfechos distintos, ou . Uma sequência de desfechos define exatamente um subconjunto.
Portanto, é o número total de desfechos, ou seja, de subconjuntos de .
Um modelo para problemas de contagem é considerar a distribuição de bolas em caixas. Consideramos os casos caixas distinguíveis ou não e bolas distinguíveis ou não. Por exemplo, há 8 modos de distribuir as bolas distinguíveis em duas caixas, esquerda e direita
Se as caixas fossem indistinguíveis então e definem a mesma configuração, assim como e , como e e, finalmente, como e . Portanto, há 4 modos de distribuir as bolas distinguíveis em duas caixas indistinguíveis. Se as bolas são indistinguíveis e as caixas não
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são 4 modos e se caixas e bolas são indistinguíveis são 2 modos (por quê?).
Exercício 8 De quantas maneiras distintas podemos distribuir 3 bolas distinguíveis, digamos que uma é azul, uma verde e a outra vermelha, em 4 caixas distinguíveis, digamos que numeradas de 1 a 4.
Esboço da solução: Para cada bola há 4 possíveis caixas, portanto temos um evento composto por uma sequência de 3 eventos em que cada um tem 4 possíveis resultados, portanto maneiras distintas para distribuir as bolas nas caixas.
Exercício 9 (Distribuição de bolas em caixas) De quantas maneiras distintas podemos distribuir bolas distinguíveis em caixas distinguíveis?
Esboço da solução: (justifique).
A seguir destacamos alguns casos particulares do Princípio Multiplicativo. Essencialmente, são dois tipos de listas: arranjos e combinações. Nos arranjos a ordem dos elementos importa e nas combinações a ordem não importa.
(2.1) Arranjo Quantas palavras de 3 letras distintas podem ser formadas com o alfabeto de 26 letras? .Pelo princípio multiplicativo são palavras.
O número de arranjos simples de elementos tomados de um conjunto de elementos () é
Quando é permitido repetição dizemos arranjo com repetição, que é um caso particular do Princípio Multiplicativo com todos os conjuntos iguais. Por arranjo nos referimos a arranjo simples.
Alguns textos usam a notação para .
Exercício 10 Quantos inteiros entre e possuem todos os dígitos distintos?
Exercício 11 (Distribuição de bolas em caixas) De quantas maneiras distintas podemos distribuir bolas distinguíveis em caixas distinguíveis () de modo que cada caixa receba no máximo bola?
Solução: Para cada uma das bolas, escolhemos uma caixa dentre as disponíveis, a qual se torna indisponível a partir de então. Temos o evento composto pela sequência de eventos com () e , portanto
maneiras distintas de distribuir bolas distinguíveis em caixas distinguíveis de modo que cada caixa receba no máximo bola.
O caso de arranjo simples com é uma Permutação. Quantas palavras com letras distintas podem ser formadas com as letras , e ? Pelo princípio multiplicativo são palavras.
O número de permutações dos elementos de um conjunto de elementos é
Convenção:
Notemos que
Por exemplo, o número de permutações possíveis com as letras , , , e é . O número de permutações possíveis com as letras , , , , e é .
Exercício 12 Qual é o número de permutações distintas com as letras da palavra banana?
Esboço da solução: São permutações de 6 símbolos, mas as permutações das letras são indistinguíveis, assim como as dos ‘s. Portanto
Exercício 13 Um sinal é composto por nove bandeiras alinhadas. Quantos sinais diferentes é possível formar quando há disponíveis 4 bandeiras brancas, três bandeiras vermelhas e duas bandeiras azuis? Bandeiras da mesma cor são idênticas.
Esboço da solução: .
No caso de permutação com repetição de objetos se são objetos no total, com tipos de objetos distintos, objetos do tipo (, ) temos permutações donde descontamos as permutações de objetos do mesmo tipo, resultando
chamado de coeficiente multinomial.
Exercício 14 (Distribuição de bolas em caixas) De quantas maneiras distintas podemos distribuir bolas distinguíveis em caixas distinguíveis de modo que a caixa 1 receba bolas, a caixa 2 receba bolas, e assim por diante até que a caixa receba bolas.
Solução: Para cada uma das permutações das bolas, colocamos as primeiras da sequência na caixa 1, as próximas na caixa 2 e assim por diante. As primeiras podem ocorrer de maneiras distintas e aqui ordem não importa pois vão todas para a mesma caixa independentemente da ordem, as próximas de maneiras distintas, e assim por diante. Cada maneira de distribuir as bolas nas caixas de acordo com a restrição enunciada pode ser obtida por uma permutação como acima, portanto o número de maneiras é .
(2.2) Combinações Tomemos um arranjo de elementos escolhidos de um conjunto com elementos. A quantidade de arranjos que têm os mesmos elementos é pois a única diferença entre eles é a ordem com que se apresentam os elementos. Quando essa ordem não importa o que temos são combinações.
O número de combinações de elementos tomados de um conjunto de elementos é o coeficiente binomial
Exercício 15 Numa população com elementos, são azuis e são verdes. De quantas maneiras podemos escolher elementos com deles azuis?
Esboço da solução:
Número de maneiras de escolher verdes .
Número de maneiras de escolher azuis .
Pelo Princípio Multiplicativo .
Se é um conjunto com elementos então a quantidade de subconjuntos de de cardinalidade é , como há subconjuntos de concluímos que
Esse fato é consequência, também, de um resultado mais geral conhecido como
Fazendo temos (2).
Vejamos como o produto de desenvolve para valores pequenos de
ocorrências de ; cada termo do produto é da forma , para ; para cada nesse intervalo o coeficiente de é o número de maneiras de escolher o dentre os fatores de (3) e o dentre os fatores restantes de (3). O número de maneiras de escolher objetos dentre é , portanto
Exercício 16 (Distribuição de bolas em caixas) De quantas maneiras distintas podemos distribuir bolas idênticas em caixas distinguíveis () de modo que cada caixa receba no máximo bola?
Solução: Das caixas podemos escolher de maneiras diferentes, como as bolas são indistinguíveis distribuímos arbitrariamente uma por caixa.
Exercício 17 Quantos dominós há com os números de 0 a 7?
Esboço da solução: Os dominós com pares de números diferentes são , mais os pares repetidos resultam em dominós.
O caso acima pode ser generalizado como segue. Dentre objetos, queremos selecionar podendo haver repetição. Isso pode ser feito de
maneiras diferentes. No caso dos dominós
Uma maneira de provar (5) é modelar o problema como um problema de distribuição de bolas em caixas. Uma seleção de objetos dentre podendo haver repetição equivale a distribuir bolas indistinguíveis em caixas distinguíveis. Uma caixa vazio corresponde a um objeto não selecionado, uma caixa com bolas corresponde a um mesmo objeto repetido vezes. Se denotamos por a quantidade de bolas na caixa , então o número de maneiras de distribuir as bolas é a quantidade de soluções da equação
Por exemplo, para distribuir bolas idênticas em caixas podemos podemos representar bolas por e caixas pelos separadores de modo que
significa (1 bola na 1ª caixa), (2ª e 3ª caixas vazias) , e . A quantidade de tais padrões distintos é
— Soluções inteiras de equações —
Vamos começar com um caso simples
Consideremos
e uma solução de (7) corresponde a escolha de operadores dentre os escritos na equação acima; por exemplo, se usamos par as escolhas
corresponde a , e , e
corresponde a , e .
consideramos e dos operadores escolhemos , ou seja, são
soluções inteiras positivas.
Exercício 18 Mostre que a equação (6) tem
soluções (observe que há uma diferença no domínio das soluções e que ).
— Fórmula de Stirling —
Duas sequências de números e são assintoticamente iguais, e escrecemos , se
Frequentemente, é muito útil quanto trabalhamos com fatoriais a seguinte igualdade assintótica conhecida como fórmula de Stirling
— Exercícios —
- Prove que
- Prove que .
- Prove por indução os casos gerais dos Princípios Aditivo e Multiplicativo.
- Quantos subconjuntos formados por elementos do conjunto satisfazem a propriedade:
- a diferença entre o menor elemento e o maior elemento é ,
- a diferença entre o menor elemento e o maior elemento é menor que ,
- a soma do menor elemento e o maior elemento é ímpar,
- o maior é o dobro do menor,
- o maior é divisível pelo menor.
- De quantas maneiras podemos
- distribuir bolas distintas em caixas distintas com qualquer número de bolas por caixa;
- distribuir bolas distintas em caixas distintas com no máximo uma bola por caixa;
- distribuir bolas idênticas em caixas distintas com no máximo uma bola por caixa;
- distribuir bolas idênticas em caixas distintas com qualquer número de bolas por caixa.
- Formule os seguintes problemas em termos de soluções inteiras de equações:
- O número de maneiras de distribuir bolas idênticas em caixas distintas com pelo menos bolas na primeira caixa.
- O número de maneiras de distribuir bolas idênticas em caixas distintas com nenhuma caixa com mais de duas bolas.
- O número de subconjuntos de com elementos.
- O número de maneiras de distribuir bolas idênticas em caixas distintas tal que as duas primeiras caixas tenham juntas bolas.
- Formule os seguintes problemas em termos de soluções inteiras de equações e distribuição de bolas em caixas:
- Seleção de seis sorvetes a partir de sabores
- Seleção de cinco camisas de um grupo de cinco vermelhas, quatro azuis e duas amarelas.
- Seleção de cervejas de tipos com pelo menos duas de cada tipo.
- Seleção de refrigerantes de tipos com número par de cada tipo e não mais que oito do mesmo tipo.
- De quantas maneiras podemos dispor peças brancas idênticas e peças pretas idênticas num tabuleiro de xadrez ()? Quantas são simétricas (a disposição ficará a mesma quando rotacionamos o tabuleiro de 180 graus)?
- De quantas maneiras pode ocorrer que num grupo com 25 pessoas 2 ou mais pessoas façam aniversário no mesmo dia.
- Prove que o número de combinações de elementos tomados -a- com repetição é igual ao número de soluções inteira não-negativas da equação linear exibindo uma bijeção ente os dois conjuntos.
- Determine o número de soluções da equação nos casos
- ;
- ; e
- .
- Uma caixa tem um número desconhecido de bolas idênticas, que denotamos por , e queremos estimá-lo. Para tal, selecionamos aleatoriamente bolas, cada uma recebe uma marca e é devolvida para a caixa.
- De quantas maneiras podemos extrair bolas de modo que estarão marcadas?
- Qual é o número de seleções de bolas.
- Defina o índice de acerto por Mostre que é
- crescente para os valores de tais que ,
- decrescente para os valores de tais que .
Conclua que é ponto de máximo de .
- Atribuindo um valor apropriado a na expansão binomial de ou em alguma de suas derivadas, mostre as identidades
- .
- .
- .